quinta-feira, 24 de abril de 2008

Bird by bird

Eu tenho muito problema para tomar decisões. Eu não ligo de ter que decidir, mas muitas vezes não coloco o que resolvi em prática.

Decido ir ao dentista. Mas nunca ligo para marcar. Quando marco, desmarco. Remarco. E vou me enrolando em justificativas.

Decido tirar carta. Nunca vou à auto escola. Finalmente dou entrada no processo, faço os primeiros exames. Marco o CFC. Desmarco. Remarco.

Ontem, desfiz as malas, arrumei o quarto, organizei o guarda roupa e lavei as roupas da viagem. Antes de terminar, me peguei chorando, cansada, pensando na bagunça toda. E não estava falando apenas da bagunça de roupas, mas de tudo. Acumulou.

É o telefone que não toca. A ansiedade aumenta. É o dente que precisa de conserto. A preguiça fala mais alto. É o CFC que começa quarta. A vontade é de desmarcar (de novo). É o dinheiro que não dá conta de todas as despesas. É a amiga que não te compreende. É o amor que não chega. É o excesso de desorganização - interna e externa.

Eu sentei e desejei que toda a minha vida ficasse, como num passe de mágica, organizada. Quero pagar alguém pra fazer a faxina. Talvez eu consiga alguém q arrume meu quarto e lave as minhas roupas, mas e a alma? E o coração?

Estou lendo um livro que se chama "Bird by Bird", de Anne Lamott. Ela conta que seu irmão, quando tinha uns 10 anos, tinha que entregar um trabalho sobre não sei quantos pássaros. Ele teve algumas semanas para fazer, mas, um dia antes do prazo, o trabalho ainda não estava feito. Ele ficou desesperado, chorando, com os livros fechados ao redor. Seu pai foi ajudá-lo e disse, "Não se preocupe. Vamos fazer o trabalho. Vamos de pássaro em pássaro."

E é assim que as coisas são feitas. De pássaro em pássaro. (Bird by bird.) Ela também conta sobre o que um escritor, acho, disse: a vida é como uma estrada escura. Você só consegue ver até onde seus faróis iluminam, mas você consegue dirigir a estrada inteira desse jeito.

O nick de uma amiga hoje é, "O que não é começado hoje não é terminado amanhã." Então vamos que vamos. Enquanto não der o primeiro passo, nunca vou terminar.

Terminei de lavar as roupas, organizei minhas coisas. Pronto. Fui ao dentista. Fiz minha primeira obturação. Pronto. De lá, fui para a primeira aula de CFC. Pronto.

Bird by bird.

Para quem lê, pode parecer coisas simples e corriqueiras, mas se você pensa assim, você deve ser uma pessoa organizada.

Para mim, tomar decisões, cumpri-las, resolver pepinos por conta própria... tudo isso é difícil. Estou aprendendo a ser adulta. Já descobri que não dá pra ficar na Terra do Nunca.

Não lembro quem disse, "Você pode até fugir dos seus problemas, mas depois que você cresce, eles tem a terrível tendência de te seguir." Algo assim. Acho que foi algum escritor, ou talvez seja a letra de uma música do Jack Johnson.

E como diria Dr Seuss:

"I have heard there are troubles of more than one kind. Some come from ahead and some come from behind. But I’ve bought a big bat. I’m all ready you see. Now my troubles are going to have troubles with me!” (Traduzindo a meu modo: Ouvi dizer que existem problemas de vários tipos. Alguns vêm pela frente e outros por trás. Mas eu comprei um bastão. Estou pronto, como vê. Agora meus problemas vão ter problemas comigo.)

“Today is your day! Your mountain is waiting. So… get on your way.” (Hoje é seu dia! Sua montanha o espera. Então... siga em frente.)

“You have brains in your head. You have feet in your shoes. You can steer yourself in any direction you choose. You’re on your own. And you know what you know. You are the guy who’ll decide where to go.” (Você tem cérebro na cabeça. Você tem pés nos sapatos. Você pode se dirigir a qualquer direção que escolher. Você está por conta própria. E você sabe o que sabe. Você é o cara que decide para onde ir.)

Essa última não me anima taaaaaaanto, mas quer saber?

Eu também tenho um bastão. Minha montanha me espera.

Bird by bird.

Nenhum comentário: